Como atingir um 'Mindset' de sucesso no empreendedorismo?

Você sabe o que é Mindset? 

Um modelo mental, padrões de pensamentos e visão de mundo, que influenciam em nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões boas e ruins a todo o momento. 
Por isso se diz que que nossos pensamentos formam a nossa realidade. (Carol Dwek)


Mindset Fixo

Quando uma pessoa possui seu mindset fixo quer dizer que ela acredita que sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. Essas pessoas já nasceram com um “dom”, “genialidade”, que não se transforma. É isso e pronto. Ou é inteligente ou não é. Ou tem habilidade ou não tem.

É muito comum, no mindset fixo, a predominância da vaidade, hostilidade e exaltação dos talentos considerados “natos”. Errar é algo inadmissível para essas pessoas, porque errar significa fracassar. E o fracasso é fatal.

Quando se tem um mindset fixo não se crê no aprendizado por esforço. Aliás, aqui, o esforço também é sinônimo de fracasso, porque uma vez que você precisa se esforçar para algo, quer dizer que você não é capaz, não é inteligente e não tem o talento necessário para desempenhar algo. Então, por quê perder tempo se esforçando?

Raramente assumem a responsabilidade por seus atos, buscando sempre por desculpas externas para justificar algo quando não dá certo.


Mindset de crescimento

Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência. – Ayrton Senna

Ao contrário do fixo, o mindset de crescimento acredita que obstáculos e limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. São pessoas movidas por desafios. O esforço não é apenas essencial, também existe a crença e a valorização do ‘hardwork’, trabalho duro e do mérito, ao invés de apenas premiação por resultados – como a famosa gamificação.

Dessa forma, é através das dificuldades e desafios, que os neurônios humanos realizam importantes conexões, que nos tornam mais inteligentes. Ou seja, praticar e treinar é o que os mindsets de crescimento focam, para aperfeiçoar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.



MINDSET EMPREENDEDOR

As 10 principais características do mindset empreendedor


1 – Saber que destino deve seguir

Um dos principais atributos que um empreendedor de sucesso deve obter é ter a percepção dos seus sonhos.

Eles tem a convicção dos destino que devem ser seguidos. Delimitam o tempo de execução. Entende que é plausível realizar os desejos e vontades e tem a plena certeza da importância de se ter um objetivo, uma meta a ser cumprida.

Com todo esse vigor e desempenho se sente capaz de pôr em prática toda a idealização de seus sonhos, e não cair de paraquedas em qualquer ação e ser exercida.

A partir daí é hora de meter a mão na massa e seguir em frente!

2 – Colher ideias

Aquele que empreende possui a necessidade de estar bem informado constantemente, tanto para a sua atualização, quanto para demonstrar cada vez mais ao seu cliente que estar antenado com as novidades do mercado e até mesmo para trazer novidades a sua equipe de trabalho.

Para que se possa decidir algo, é importante estar atualizado, pois é através de uma atitude que se pode transformar a sua empresa, modernizando com novas ideias, caso contrário ficará na mesmice e para trás dos seus concorrentes.  

Informações atualizadas e dentro de uma constante novidade, proporciona novos clientes e uma vasta ocasião favorável de crescimento no seu planejamento.
 
3 – Articule-se

Saber delinear cada passo a ser dado diante do seu negócio, é conhecer como funciona a sua empresa.

Percorrer os setores, saber atuar em todas as áreas, porém não parar para planejar como funciona cada etapa de produção, com certeza se perderá no andamento dessa trajetória.

Tudo isso requer um esboço, uma estratégia a ser cumprida. Afinal de contas, tudo o que é bem estruturado, se torna mais fácil a ser seguido.

Estamos falando em normas e padrões a serem executadas. Mas para isso, o mais importante é que seja aplicado a todo o momento. De nada adiante implantar algo novo e só ser aplicado nos primeiros dias, semanas, e talvez alguns meses. A equipe tem que estar pronta para a novidade, se permitir ao novo e saber entender que será um aprendizado coletivo e fundamental para a empresa.

Não esquecendo que dentro de todo o planejamento se inclui o financeiro também. Jamais deixe ele para o segundo plano. Ele deve estar sendo visto a todo instante, pois ele pode ser a distinção entre obter ou não o sucesso tão desejado nos negócios.

4 – Passar por oscilações financeiras

Toda pessoa que quer e vai empreender deve saber que em algum momento de sua vida empreendedora estará disposto a correr riscos. E estando ciente desses riscos, deverá ter uma percepção positiva de que esses riscos são calculados e poderão ser revertidos em qualquer momento.

Casa de ferreiro, espeto de pau! Assim diz o ditado! Eu mesmo já empreendi sem sequer realizar um planejamento. Pensando apenas nas habilidades e gostos dos clientes seriam o bastante para pode empreender e crescer mais e mais no meu negócio. Resultado: portas fechadas um ano depois. Pois nada iria dar certo mesmo sem um planejamento feito antecipadamente inclusive o financeiro. 

Portanto, planeje e analise antes tudo com cautela o que será aplicado no seu negócio.

Não podemos também ficar de braços cruzados, existem empreendedores que por medo, insegurança ou até mesmo comodismo, não se manifestam para buscar algo que venha somar no crescimento do seu negócio.

Você já se percebeu em alguma dessa atitude? Com medo, inseguro ou acomodado em dar um passo adiante no seu negócio?

Quando falamos em correr risco, estamos falando em pessoas responsáveis pelas suas atitudes dentro do seu negócio, algo bem relativo, pois existem vários tipos de empreendedores os quais sabem lidar perfeitamente com o sucesso e o fracasso. Outros não aceitam a derrota e se decepcionam no primeiro fracasso, se sentindo traumatizado com a perda e desistindo de imediato, enquanto que os demais sentem a pancada da perda mais levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima, como diz a letra da música de Beth Carvalho.  
 
5 – Dominam suas tarefas e obrigações

Quando um empreendedor está disposto a atuar de verdade, ele saberá que o trabalho será árduo. Portanto, ele deve estar preparado para os desafios que irão surgir e saber trata-las da melhor forma possível.

Esse comprometimento de empreender deve estar inerente ao empreendedor. Uma vez ele se comprometendo com suas ações, tudo favorece ao crescimento do seu negócio.

Engajar-se o seu objetivo de empreender ao seu negócio aprimora cada vez mais o seu triunfo, suas vitórias no processo empreendedor.
Inclusive, lhe proporciona um importante envolvimento diante do mindset empreendedor: o empenho e a responsabilidade de fazer o melhor a todo o momento.

6 – São empenhados

É de se observar que encontram-se vários empreendedores que são empenhados com os seus negócios. Eles são envolvidos em tudo o que acontece no seu empreendimento, possuem propósitos, se disponibilizam o tempo que for necessário para a solução e execução das atividades, tudo isso diante de uma vontade e sede de realização. 

Adquirem uma função de liderança, pela simples ação de estar totalmente envolvido com as etapas de produção do seu negócio, demonstrando com isso a sua dedicação contínua.

Procuram as pessoas certas para atuações necessárias e importantes durante o apoio e suporte imprescindível. Sem deixar brechas e justificativas para que não seja realizado alguma atividade. 
 
 7 – Saber difundir o seu negócio

Se permitir a falar é de fundamental importância a partir do momento que se pretende empreender.

Não tão somente a escrita, mas também uma comunicação com maestria é primordial para se dar bem na hora de uma atitude de liderança, um poderoso convencimento na venda, usar a sua persuasão para melhor negociação, envolver a sua equipe com todo o seu entusiasmo, e muitos outros elementos são de suma importância para o sucesso nos negócios.    

8 – Possuir um Network

Ser desinibido, de fácil entrosamento, faz parte do cotidiano de um ótimo empreendedor. Tudo isso colabora para uma boa coletividade, facilidade de relacionar-se a novos grupos de empreendedores, agregando novos grupos, com isso ampliando a sua rede de contatos, gerando novos laços de amizades e atraindo colaboradores para o seu negócio. 

O dom de falar em público, nunca foi o forte dos empreendedores, muitos deles são tímidos e preferem atuar em seus bastidores, dando esse papel a pessoas gestoras ou até mesmo líderes do seu negócio para atuar da melhor forma.

Sem falar que a autoconfiança também conta muito nesse momento. Querer se expressar em público não é realmente fácil quando você não está acostumado com isso. E principalmente quando não se sente capaz de agir com atitude e desenvoltura para uma boa exposição em público.

Ter a cautela e quebrar esses paradigmas facilitam o andamento e o crescimento no seu papel de empreendedor.
 
9 – Estar disposto a agir

Para que o seu negócio avance sempre mais é importante que o empreendedor saiba agir com parcimônia e esteja atento às novidades, sabendo atingir o público certo e esteja à frente de seus concorrentes.

Saber surpreender o seu cliente de forma rápida, proativa e com prazos de entregas antecipadas, o seu cliente se sente gratificado com a agilidade e rapidez no seu atendimento, concebendo uma ação singularizada dos demais.

Isso significa ser único, exclusivo na atenção e presteza com o seu cliente. 

Para que todos esses comportamentos aconteçam, é essencial que o seu negócio disponha de uma exemplar organização, e esteja incorporado internamente no empreendedor. É algo que carece de uma rotina, tornando algo exclusivo para os seus concorrentes.

E para que tudo isso aconteça, é importante que você consiga estar distante da condição de comodidade. O resultado é de imediato!    
 
10 – Fortaleça-se

Ai está uma das qualidades mais significativas para um empreendedor, saber se fortalecer a todo momento.

Portanto, ele precisa se sentir encorajado e disposto a agir constantemente de forma positiva e com uma excelente autoestima. Se permitir que o crescimento de seu negócio só depende dele mesmo, mais ninguém. Para isso será necessário buscar o aprendizado, a soma dos conhecimentos para si, se atualizando com as novidades, estar antenado com as redes sociais.

A evolução do seu progresso empreendedor estará sempre vinculado a s suas competências que serão desenvolvidas por você mesmo através de suas tomadas de decisões e conquistas. 

Para que aconteça uma transformação no seu mindset, é indispensável a mudança nos seu cotidiano empreendedor, e para isso requer um investimento que só você poderá exercer, lhe proporcionando futuros retornos positivos ao seu negócio.

Novidades, ações e condutas diferenciadas só traz mudanças circunstanciais e de melhorias para o seu negócio.

Então, alguma dessas atitudes lhe agradam?    




 
 
 
 



  • 1
Exibindo 1 de 1